quinta-feira, 21 de junho de 2012

Escola do Coxipó do Ouro realiza VI Caminhada por Nossas Raízes



Os alunos da EMREB Nossa Senhora da Penha de França, no distrito do Coxipó do Ouro, a 25 km de Cuiabá, tiveram hoje (06-06) uma aula diferente com a realização da sexta edição da “Caminhada por Nossas Raízes”.
O objetivo do evento foi sensibilizar os estudantes para a preservação do meio ambiente, além da retomada histórica da localidade, que foi a primeira vila de Cuiabá, chamada Arraial da Forquilha. Além disso, o lugar abriga o túmulo do ex-governador de Mato Grosso, Coronel Antônio Paes de Barros, mais conhecido por Totó Paes.
A concentração para a caminhada foi na Associação da Comunidade São Jerônimo e percorreu locais como o Córrego do Furado, Trilha do Carretão e cachoeira do Rio Aricá.
Segundo o diretor da unidade de ensino, Ednilson Carvalho, a iniciativa surgiu da relação da educação do campo e as comunidades locais e o contato com a história e o meio ambiente. “É importante essa reflexão acerca do espaço em que vivemos e é fundamental ainda que não naturalizemos as agressões ao meio ambiente, como atear fogo, desmatar. E esse trabalho busca justamente discutir essa questão, além de todo o contexto histórico que alunos e professores podem vivenciar aqui”, explicou.
Na preparação para a trilha, os estudantes receberam informações como a manutenção no lugar de tudo que for encontrado nos locais por onde passarem, como animais, plantas, rochas, frutas e sementes.
Participante de todas as edições da caminhada, o aluno da 3º ano do Ensino Médio da escola, Antônio leite de Campos Júnior, 16 anos, disse que as trilhas possibilitaram o conhecimento dos pontos históricos e turísticos da região, além da valorização do ambiente em que vive. “Aprendemos sobre as características do cerrado e das ações que podemos ter para conservar esse espaço. O bom é acabamos levando essas atitudes para nossa casa e para nossos familiares”.
Durante o trajeto, os estudantes receberam informações sobre a história e a geografia da região. Uma delas foi da professora Maria Isabel Werner Moreira, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), que trabalhou em sua dissertação de mestrado a dimensão ambiental no currículo escolar. “Vocês têm à mão uma riqueza muito grande. Por isso, e esse momento é uma oportunidade de conhecer as potencialidades deste lugar, valorizá-las e preservá-las”, disse ela aos estudantes.
Na avaliação do biólogo e professor da escola, Lieberman Alves, a questão ambiental está no cotidiano da relação do homem com o espaço em que vive. Por isso, segundo ele, a importância de se levar para a escola o debate a preservação do meio ambiente. “Conhecer o meio ambiente é conhecer o próprio local onde se vive”, ponderou.
A “Caminhada pelas Nossas Raízes” é sempre realizada na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Fonte: Giovania Teixeira Duarte (65) 3645-6578

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE QUALIDADE!

A EMREB Nossa Senhora da Penha de França tem por finalidade proporcionar aos nossos alunos uma Apredizagem com qualidade social referenciada nos princípios da Educação do Campo e privilegiando os eixos Ambientais, a Cultura e a História local.

Quem sou eu

Minha foto
Cuiabá, MT, Brazil
Criada em 1919 sob o decreto n. º 477/19, funcionando a época apenas com as séries iniciais, A escola foi construída em terreno doado pela Igreja Nossa Senhora do Rosário, na comunidade Coxipó do Ouro. No ano de 1980, sob o decreto n.º 408/81, a escola passa a ser administrada pela Secretaria Municipal de Cuiabá – SME ainda trabalhando da 1ª a 4ª série de forma multisseriada. Com a implantação do “projeto transpor” pela Secretaria Municipal de Educação em 1998, levou a cabo a nucleação das escolas multisseriadas da zona rural de Cuiabá, a partir deste momento ocorre à incorporação de forma gradativa dos alunos vindos das comunidades vizinhas. Desta forma a EMREB Nossa Senhora da Penha de França passa ofertar gradativamente as séries finais do Ensino Fundamental: em 1998 inicia com a 5ª e 6ª séries, em 1999 a 7ª série e em 2000 a 8ª série. Em 2007 reiniciamos o processo de formação na especificidade da Educação do Campo e com isso reorientamos a prática de sala de aula e da escola de forma geral para as dimensões da Cultura e História local, do meio ambiente para valorizar a região do Distrito Coxipó do Ouro.

Socializando informações

Caro leitor, Com esta ferramenta queremos ao mesmo tempo possiblitar a participação da nossa comunidade em nossas atividades educativas como também, divulgar o trabalho dessa unidade de ensino.

Pesquisar este blog